COI - SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

SAÚDE BUCAL DO BEBÊ


Os cuidados com a saúde bucal de uma criança devem começar desde cedo e mesmo durante a gestação, a mãe precisa tomar certas precauções para não afetar o sorriso do seu filho, como cuidar bem da gengiva e ter uma boa alimentação. Depois que o pequeno nasce, outras instruções deverão ser seguidas e os pais precisam ficar atentos. Você sabe o que fazer nesses momentos? 

Quando deve ser a primeira visita ao dentista?

De maneira geral a visita ao dentista deve ocorrer assim que os primeiros dentes aparecem e assim a família recebe as orientações certas para manter a saúde bucal das crianças em dia. Nessa visita, é muito importante que a família encare a consulta de forma natural, sem transmitir medo, insegurança ou desconfiança, já que as crianças são muito sensíveis. Depois que a criança cresce, ela ressalta que não é necessário mudar de profissional. 

Quando nascem os primeiros dentes?

Um sinal claro do nascimento dos dentinhos é o próprio choro do bebê. O primeiro instinto da criança ao perceber os incômodos deste momento é morder, o que é ótimo para o sorriso das crianças uma vez que com a ação as gengivas são massageadas e estimulam os vasos para serem bem oxigenados. Um objeto importante nessa fase é o famoso mordedor. Nessa transição, as crianças podem ter febre devido alguma infecção comum na gengiva. Para estes casos, não use nenhum tipo de medicamento que tiver em casa. 

Chupeta, mamadeira e higiene bucal
O uso da chupeta, da mamadeira e o momento da higiene bucal é sempre um ponto de interrogação para os pais. As chupetas podem ser liberadas para uso até 2 anos de idade e as melhores são aquelas do tipo ortodôntica. Após essa idade a família deve estimular a criança a abandonar o hábito da chupeta, de preferência negociando com o seu filho de modo tranquilo e sem brigas.

A mamadeira tem uso liberado desde que os pais atentem para as lesões cariosas dessa fase. As chamadas cáries de mamadeira são aquelas que ficam mais localizadas nos dentinhos da frente, que entram em contato com o leite. Isso acontece quando a bebida é muito açucarada e a higiene não é realizada depois. A higiene deve ser feita após as refeições tanto sendo leite materno, de vaca, soja, papinhas, sopas, sucos, e alimentos e bebidas em geral. Esse ritual higiênico deve começar a ser feito com uma gaze na gengiva. Depois, quando nascem os primeiros dentes de leite, os pais precisam usar escova e uma quantidade de creme dental indicada pelo dentista






Compartilhe